De olho na reputação: como a demora de retorno ao candidato pode afetar sua empresa?

Roberta da Trindade

Segundo Roberta da Trindade, CEO da Efoco Soluções, longos processos seletivos e demora de retorno estão afastando os melhores candidatos.

Esta afirmação é reforçada por pesquisa realizada por Robert Half com mais de mil profissionais brasileiros, que aponta que 84,7% dos respondentes afirmaram que aceitaram uma oferta de emprego que estava em segundo lugar de sua lista de interesses, porque o empregador da primeira opção não deu o retorno sobre a entrevista em tempo hábil. 

Segundo Roberta da Trindade, CEO da EFOCO Soluções, longos processos seletivos e demora de retorno estão afastando os melhores candidatos. Esta afirmação é reforçada por pesquisa realizada por Robert Half com mais de mil profissionais brasileiros, que aponta que 84,7% dos respondentes afirmaram que aceitaram uma oferta de emprego que estava em segundo lugar de sua lista de interesses, porque o empregador da primeira opção não deu o retorno sobre a entrevista em tempo hábil.


Sobretudo, em se tratando de novas gerações, que buscam feedbacks de forma mais rápida, esse cenário está cada vez mais frequente. A pesquisa nos traz dados importantes, dentre eles que 37,8% dos entrevistados estão dispostos a esperar pelo retorno por uma semana, 27% até 15 dias e apenas 19% esperariam até um mês.


Segundo ainda estudo, 55% dos profissionais já esperaram um mês ou mais pelo retorno da entrevista de emprego gerando um sentimento de desgaste pela demora e consequente recusa por parte do candidato.


Fonte: Revista Huma


Perder um candidato ainda no processo de seleção causa muitos prejuízos para a empresa, dentre eles:


- Reputação da companhia, trazendo para o candidato imagem de desorganização e desrespeito;


- Paralisação de atividades que envolvem o novo contratado e sobrecarga da equipe interna;


- A própria perda do profissional, que muitas vezes já passou por vários testes e para sua atração foram investidos tempo e outros recursos.


- Prejuízos de tempo e produtividade da equipe responsável pelo processo de seleção.


E em caso de contratação de consultoria terceira, prejuízo financeiro.


Uma boa experiência no processo seletivo ao candidato é imprescindível para que esta parceria tenha êxito. 


#efocosolucoes #coopeticao #efoquese #gobeyond


Por Roberta da 19 de janeiro de 2026
IA em Vendas B2B: A Pergunta Que Ninguém Quer Responder A pergunta incômoda da semana: Se a IA reduz no mínimo15% o tempo de fechamento e automatiza tarefas repetitivas, quantos vendedores da sua equipe continuam fazendo o que uma máquina faz melhor?
Por Roberta da 19 de janeiro de 2026
Você realmente tem diferencial ou só acha que tem? 🤔 Muitas empresas acreditam que "atendimento fora da curva" é diferencial. Spoiler: não é. Atendimento é o mínimo esperado. O verdadeiro diferencial é algo que muda a experiência do cliente, resolve problemas antes que ele peça ou entrega valor de forma inesquecível. No meu novo artigo para a newsletter Vendas: Perguntas incômodas, eu mostro como identificar se seu negócio está preso no modo commodity e compartilho 3 formas comprovadas de se diferenciar no mercado, com exemplos reais . 💡 Se você quer descobrir como sair da mediocridade e criar algo impossível de ignorar pelos clientes, reserve 10 minutos ou deixe que seu concorrente faça isso. 💡Se você quer aulas sobre vendas em forma de newsletter semanalmente, assine agora e receba notificação direto no seu e-mail. 👉 Leia agora e transforme sua visão sobre diferenciação
Por Roberta da 19 de janeiro de 2026
Quantas oportunidades você tem no pipeline que NUNCA vão fechar porque o cliente não tem budget? Você sabe que elas existem. Mas você não desqualifica. Por quê? Escrevi sobre o medo mais comum (e mais caro) em vendas: o medo de perguntar do orçamento. Spoiler: não perguntar não te salva da rejeição. Só desperdiça teu tempo (e o do cliente).