7 formas de humanizar e amorizar sua empresa
Saiba como reter os seus talentos com 7 dicas de salário emocional.
Recebi uma mensagem de um gerente me pedindo sugestões de como reter seus melhores talentos em meio à crise.
É interessante, mas essa é uma preocupação recorrente. Embora possa parecer um pouco ambígua tendo em vista o período de pandemia e desemprego.
O fato é que sai muito mais caro contratar novos profissionais, treiná-los, adaptá-los à nova cultura, ambientá-los, do que mantê-los. Na contrapartida, os concorrentes estão com olhos bem abertos para os talentos da sua empresa.
Voltando à pergunta acima, a resposta é muito clara:
melhorando a forma que você remunera seu colaborador.
Roberta, você está doida, em época de crise, que estou lutando para não realizar desligamentos, como vou melhorar a remuneração dos meus colaboradores?
Calma aí. Você já ouviu falar em salário emocional? Nem sempre seu colaborador está esperando gratificação monetária. Existem outras formas super efetivas para fidelizá-lo.
Vamos lá, vou te dar 7 dicas de salário emocional para retenção de seus talentos:
1. Horário flexível
- Se o que importa é o resultado, porque você precisa ficar monitorando as 8 horas de trabalho de seu colaborador e a 1h de almoço? Escrevi esse artigo por exemplo, às 23:13h de ontem e deixei sua publicação agendada para hoje. Usar o tempo de forma inteligente é o que faz diferença.
2. Planos de formação profissional e trilhas de aprendizagem - atualmente tenho observado inúmeras plataformas de educação corporativa gratuitas ou com mensalidades baixas. O que precisa ser feito é curadoria tão somente. Plataformas de vídeo conferências, vídeo aulas, todas gratuitas.. O velho discurso, não tenho condições de arcar com educação corporativa, não cola mais. O discurso, não tenho obrigação de treinar o colaborador, também é assustador. É claro que você não tem obrigação, mas qual o custo de um trabalho mal feito por falta de conhecimento?
3. Day off - sabemos como é importante ter um dia livre. Ah, mas ele está em home Office. Justamente, está trabalhando mais do que o normal. Use a meritocracia. Faz toda a diferença.
4. Plano de carreira - dê ao colaborador a visão de onde ele poderá chegar na empresa, no departamento. Mas por meio de planos concretos, não por palavras, pois essas o vento leva.
5. Voluntariado - atividades de voluntariado promovida pelas organizações. É o sentimento de pertencer, de fazer parte de algo maior, com significado. Nada melhor do que adoção dessa prática nesse período de quarentena, em que vemos tantos sofrendo.
6. Feedback - não me entenda mal, mas feedback de crescimento, mentoria, não aquele feito por obrigação a cada 6 meses porque o RH mandou. Alerta de spoiler, Colaboradores com mindset de crescimento adoram feedback e irão valorizá-lo.
7. Reconhecimento e respeito - palavras como parabéns, obrigada, que excelente trabalho, você tem se superado, iluminam o dia de alguém. Ah Roberta, não digo, porque o colaborador sabe quando faz um bom trabalho. É sério? Te desafio a fazer uma pesquisa em sua empresa e perguntar à sua equipe sobre esse assunto. Você se surpreenderá com as respostas.
Conheça a EFOCO Soluções. Para você que valoriza o desenvolvimento e o Recrutamento e Seleção humanizados e sem complicações.







