Dica do ano para se dar bem na próxima entrevista

Roberta da Trindade

O papo de hoje é com aquele que está buscando recolocação profissional. Fornecemos nesse artigo algumas dicas para quem quer se dar bem no processo seletivo.

Dicas simples, mas que passam despercebidas no dia a dia. Espero que façam diferença em sua próxima entrevista de emprego.


Descreva uma situação de grande pressão com que você teve de lidar no trabalho. 


O que aconteceu? Quem eram os envolvidos? Como você solucionou o problema?

De improviso, você conseguiria responder rapidamente a essa pergunta?

Alguns profissionais dizem:, não vou bem nas entrevistas. Nunca sei o que podem perguntar e no momento do nervosismo esqueço o que poderia falar. Isso acontece com você também? Pense que se não é fácil para você, não é fácil para o outro também. Você sabia que o objetivo da pergunta acima em um processo seletivo é medir sua estabilidade emocional?

Você já ouviu falar em entrevistas por competências? Cada vez menos o recrutador te fará perguntas fechadas, ou seja, que exijam sim ou não como resposta.

O que responderia se a pergunta fosse você é ético? Certamente a resposta seria: sim, sou muito ético. No lugar, o recrutador te perguntará: Todos têm que quebrar as normas algum dia. Quais exemplos você pode dar de quando teve que fazer isso?  Ele não te perguntará se você tem iniciativa, possivelmente fará algum questionamento como: se você dispusesse de mais tempo livre no trabalho, como o preencheria? Comente um momento em que estava sem seu superior no setor e precisou resolver um problema. Ou ainda: Conte-me sobre uma situação em que teve que abrir mão de suas ideias em favor da equipe. O que aconteceu? Flexibilidade Como você lidou com pessoas de quem não gostou? Relacionamento interpessoal.


Percebe? São perguntas abertas, ou seja, questionamentos que farão você refletir e dar uma resposta completa com exemplos. Hards skills, conhecimento técnico, são importantes, mas cada vez mais se espera comportamentos adequados à vaga e à cultura da empresa.


Não se engane. Participar de processo seletivo exige também muito preparo.

Me fale sobre você

Essa pergunta é praticamente unânime dentro dos processos seletivos. Ao que muitos entrevistados respondem falando seu nome completo, idade, local onde moram, experiências profissionais. E a pergunta do recrutador continua sem resposta.

Mais uma vez, trago a reflexão sobre a necessidade de autoconhecimento. Ao se deparar com esse questionamento não seja pego de surpresa. Antes de ir para a entrevista:

1. Reflita sobre seus pontos fortes e a desenvolver

2. Tenha na ponta da língua seus valores pessoais e exemplifique

3. Fale sobre seus projetos de vida e como eles estão ligados à vaga em questão.

 Quando esse questionamento vem até você, o recrutador quer entender como você se percebe, qual o seu nível de consciência sobre si mesmo e se seu perfil está alinhado com as expectativas da vaga e cultura da empresa.

 Vai a #dica do ano agora:

Analise muito bem as soft skills solicitadas na descrição da vaga. Sim, aqueles comportamentos solicitados e que muita gente menospreza. É ali que está o segredo das perguntas ou atividades que possivelmente serão realizadas durante o processo.

Da próxima vez que ler uma descrição de vaga assim: você é dinâmico, proativo, ético, flexível, possui iniciativa e bom relacionamento interpessoal? Lembre-se: você tem o mapa da mina, releia esse artigo e prepare-se para arrasar no processo seletivo.

Prepare-se para a entrevista.
O recrutador quer o seu bem. Faça a sua parte .


Por Roberta da 19 de janeiro de 2026
IA em Vendas B2B: A Pergunta Que Ninguém Quer Responder A pergunta incômoda da semana: Se a IA reduz no mínimo15% o tempo de fechamento e automatiza tarefas repetitivas, quantos vendedores da sua equipe continuam fazendo o que uma máquina faz melhor?
Por Roberta da 19 de janeiro de 2026
Você realmente tem diferencial ou só acha que tem? 🤔 Muitas empresas acreditam que "atendimento fora da curva" é diferencial. Spoiler: não é. Atendimento é o mínimo esperado. O verdadeiro diferencial é algo que muda a experiência do cliente, resolve problemas antes que ele peça ou entrega valor de forma inesquecível. No meu novo artigo para a newsletter Vendas: Perguntas incômodas, eu mostro como identificar se seu negócio está preso no modo commodity e compartilho 3 formas comprovadas de se diferenciar no mercado, com exemplos reais . 💡 Se você quer descobrir como sair da mediocridade e criar algo impossível de ignorar pelos clientes, reserve 10 minutos ou deixe que seu concorrente faça isso. 💡Se você quer aulas sobre vendas em forma de newsletter semanalmente, assine agora e receba notificação direto no seu e-mail. 👉 Leia agora e transforme sua visão sobre diferenciação
Por Roberta da 19 de janeiro de 2026
Quantas oportunidades você tem no pipeline que NUNCA vão fechar porque o cliente não tem budget? Você sabe que elas existem. Mas você não desqualifica. Por quê? Escrevi sobre o medo mais comum (e mais caro) em vendas: o medo de perguntar do orçamento. Spoiler: não perguntar não te salva da rejeição. Só desperdiça teu tempo (e o do cliente).