Efoco indica 5 Tendências de Recrutamento Comercial em 2022
O que esperar da área de recrutamento comercial em 2022?
Novos acontecimentos fazem com que comportamentos se modifiquem, e claro, isso envolve o âmbito profissional também. Tendências e cenários exigem preparação do departamento de Recursos Humanos, incluindo especialmente a área de recrutamento e seleção, pois toda parceria entre talentos e empresa começa por um processo bem executado. Quando falamos sobre o comercial, colocamos em perspectiva uma área com trato específico, pois envolve muitas vezes remuneração variável, perfis específicos de profissionais, avaliações diferenciadas e por isso mesmo é necessário ter atenção especial.
Selecionamos assim, 5 tendências para o recrutamento e seleção comercial ,que começaram a se desenhar e entendemos, se manterá em 2022:
Inbound Recruiting
Você tem se deparado com 20 convocados para uma entrevista e apenas metade comparece, quando muito? É sério, recrutar é diferente de atrair talentos. Já não basta convocar, hoje você convida para a entrevista, desperta o interesse, mostra as oportunidades da vaga, engaja, encanta o candidato. A isso damos o nome de inbound recruiting, termo advindo do inbound marketing. Os profissionais estão observando o comportamento das empresas, reputação, salário e benefícios, mesmo em época de desemprego, o profissional está buscando vantagens e brilho nos olhos. E acredite, a área comercial está bastante aquecida, oportunizando para os profissionais mais preparados o poder de escolha.
Trabalho híbrido /remoto
A área comercial, sobretudo durante a pandemia de Covid-19, precisou potencializar o uso de ferramentas virtuais para minimizar os prejuízos causados pelo isolamento. Em decorrência disso, acelerou-se a tendência ao trabalho remoto e no pós-covid, o híbrido.
Muitas empresas estão entendendo que não faz sentido o profissional ir para a empresa para depois sair para visitar um cliente, ou estar na empresa para telefonar e mandar mensagens. Ou ainda estar presencial para reuniões rápidas de alinhamento. Vemos assim, uma mudança de estratégia no recrutamento e seleção que tende a se intensificar em 2022. Pois se antes, as empresas ficavam restritas à mão-de-obra local, atualmente elas podem recorrer a outros estados e até mesmo outros países para atração de talentos.
Benefícios Flexíveis
Faz sentido manter benefícios de refeitório para quem almoça em casa? Ou creche para quem não tem filhos? O pacote de benefícios flexíveis é algo muito valorizado, sobretudo na área comercial. Na área de vendas por exemplo, segue a tendência de anos anteriores com salários fixos mais achatados com comissões mais agressivas, o que vai fazer a diferença aqui no momento da atração de talentos, além da reputação da empresa? Sim, com certeza o pacote de benefícios. Entendemos também que com a disputa dos bons profissionais no mercado comercial, os salários fixos tendem a ter um reajuste, não são raros os que declinam da oportunidade por questões salariais e isso vai acabar mexendo na lei da oferta e procura.
Formato de recrutamento
Teve um tempo em que nós do RH, avaliávamos o currículo e recrutávamos para a entrevista presencial. Novas técnicas e ferramentas, porém, foram incorporadas ao processo com ajuda da tecnologia e de recursos antes pouco utilizados como testes situacionais e comportamentais.
O vídeo currículo é uma tendência que deve ficar, bem como as avaliações on-line a fim de medir técnicas e habilidades. Na área comercial, esses testes avaliam dentre outros aspectos, o poder de persuasão, comunicação, desenvoltura, simpatia, características necessárias para quem trabalha com pessoas.
O recrutamento às cegas também é um formato que tem acompanhado empresas disruptivas e valorizado os talentos, independentemente de idade, gênero, localização geográfica.
Tecnologias
Se antes, os recrutadores olhavam os currículos um a um, hoje já existem softwares capazes de selecionar currículos aderentes à vaga por meio da Inteligência Artificial. Atualmente testes psicológicos e comportamentais também são facilmente aplicados através de ferramentas de avaliação on-line e testes personalizados de acordo com a oportunidade. Recursos como big data auxiliam na identificação de melhores maneiras de encontrar talentos. Esses são apenas alguns exemplos. A tecnologia vem ao encontro de necessidades de agilidade no fechamento de vaga. Necessário, no entanto, avaliar sempre as configurações das etapas do processo, a efetividade das ferramentas, pois três das causas de desistência no processo seletivo são:
1) péssima experiência no momento do cadastro, muitas páginas e testes a serem preenchidos;
2) falta de transparência quanto às etapas;
3) demora no retorno, tantas vezes ocasionado por gargalos entre as fases do processo, sendo esse último um dos maiores vilões.
Poderíamos citar outras tendências, mas o mais importante nesse momento é que você observe o processo de recrutamento e seleção na sua empresa, identifique gargalos, peça feedbacks, pois sem sombra de dúvidas, esse é o primeiro passo para uma experiência positiva do candidato, fator crucial para um início de parceria positiva.
Roberta da Trindade é CEO da Efoco Soluções em Gestão de Pessoas, startup de recrutamento, seleção e desenvolvimento comercial. Para informações acesse: efocosolucoes.com.br

